domingo, 4 de novembro de 2012

Indicações de Livros

O nosso blog também é cultura !!! Pensando em auxiliar as pessoas que querem saber mais sobre a Superdotação, nós selecionamos os TOP's 5 de livros, com o resumo de cada um (por isso, o post vai ser um pouco extenso). Esperamos que aproveitem nossas sugestões!
 Para mais informações sobre os livros, acesse o site  http://www.aspat.kit.net/pesquise.html. .

A superdotação uma das questões mais significativas, paradoxalmente esquecida ou muitas vezes ignorada no processo de aprendizagem é neste livro objeto de criteriosa reflexão e pormenorização. Os caminhos que a autora percorre desde o detalhamento do cérebro e seus aspectos biológicos; a inteligência e as concepções que a envolvem; os mitos e conceitos errôneos imiscuídos na concepção de superdotação; a realidade escolar brasileira frente às necessidades dos superdotados; as características e o papel dos fatores externos no desenvolvimento do superdotado - esse contexto recebe um tratamento que o elucida, transpondo o conhecimento teórico para a prática, resultado de aspectos aprofundados pela vivência pedagógica, onde teoria e prática formam um todo.

A educação no Brasil passa por um momento de grandes questionamentos sobretudo quando se analisam os erros e os acertos do país, na entrada do século XXI. Hoje a grande maioria das crianças e jovens está nas escolas, porém nem todos aprendem. Como ensinar? O que ensinar? Na verdade, sabe-se que o que se ensina não é apropriado ou suficiente para a grande maioria dos alunos. Dentre estes, o grupo de alunos que tem mais potencial para aprender do que seus pares é o foco deste livro. Trata-se certamente de obra que muito auxiliará educadores que se dispõem a identificar alunos superdotados e a atendê-los, educacionalmente, em todas as suas idiossincrasias, curiosidades e habilidades. Através de programas educacionais diferenciados, os alunos superdotados poderão alcançar o desenvolvimento cognitivo que o seu potencial permite e, com o tempo, se envolver em atividades produtivas e buscar soluções criativas para enfrentar os principais desafios da humanidade.


Este livro tem como objetivo apresentar informações atualizadas sobre o tema, sensibilizar educadores a respeito das necessidades do aluno superdotado e estimular a discussão desse assunto.

A partir da experiência concreta no CEDET (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, em Lavras, MG) a autora apresenta neste texto um "manual" prático para a educação e desenvolvimento de crianças e jovens talentosos. Elaborada com qualidade científica a proposta nasceu da prática cotidiana e da busca de reflexão teórica sobre o assunto que, em nível de publicação, permanece quase inédito no Brasil.

Depois de confiar por décadas a fio que os problemas da humanidade seriam resolvidos por tecnologia inteligente, hoje temos consciência que o maior recurso que existe está dentro do ser humano e não fora dele: é a capacidade, talento e potencial que se renova a cada geração. O potencial humano, porém, não se desenvolve sozinho e precisa ser estimulado, orientado e assistido para chegar a florescer e produzir resultados. Ainda mais, talento e capacidade, como toda característica humana, são distribuídos aleatoriamente pela população, com probabilidade de 3 a 5% das crianças e jovens estarem tão acima da média do grupo que a escola fica aquém do que precisam para se desenvolver, necessitando intervenção sistemática de Educação Especial. Capacidade e Talento - Um programa para a Escola é uma tentativa de possibilitar um primeiro passo para reconhecer a presença de dotação e talento em sala de aula, e orientar o processo educativo de modo que esses alunos tenham pelo menos uma chance de realmente aprender, crescer e se desenvolver com seu talento e não apesar dele. Para tal, disponibiliza ao professor uma base de conhecimento indispensável à sua introdução à área, e alinha sugestões viáveis para organização de um programa efetivo de atenção a esses alunos, dentro da própria escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário